segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Dosando o uso da tecnologia.





O professor deve procurar saber e aplicar o equilíbrio no uso das ferramentas tecnológicas para proporcionar uma boa aula, para que não haja um bombardeio de informações e os alunos possam absorver melhor os conteúdos apresentados.



5 comentários:

  1. Realmente é essencial o papel do professor como mediador desse processo, mesmo porque, mais do que a quantidade do que é apresentado ao aluno, a qualidade é o que deve se destacar. E que nele possa ser desenvolvimento o conhecimento e senso crítico.

    ResponderExcluir
  2. Olá colega! Li seu texto e percebo o desafio que nós,enquanto no curso de formação que também envolve a docencia temos diante das tantas demandas que emergem na escola desse momento histórico. A utilização da tecnologia e a mediação pedagógica em um contexto de cibercultura requer do professor saberes para além dos tradicionais e domínio de outros recursos para favorecer melhor a relação entre ensino e aprendizado. O que é interessante, pois a escola passa a dialogar com a realidade social da comunicação, da construção mais autonoma do conhecimento.Li um texto interessante, é do MEC. Intitulado escola e inclusão, vou disponibilizar o endereço caso tenha curiosidade em ler, já está aqui. Acesse: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf

    ResponderExcluir
  3. As informações estão na rede e são muitas sim, tanto que fala-se em dilúvio de informações, mar de informações e temos o desafio, portanto de ensinar nossos alunos a navegar por esses mares sem se perder. Ter muita informação não pode ser um aspecto negativo, já vivemos tempos de muita escassez, cabe-nos buscar estratégias de busca e seleção. A web semântica já faz por nós, mas podemos construir alternativas outras.

    ResponderExcluir
  4. Se você conceber as tecnologias digitais como ferramentas de aprendizagem, talvez sim, seja um fardo tanto para o professor como para o aluno, por isso defendemos que as tecnologias não são ferramentas, mas estruturantes de processos de aprendizagem. Os alunos aprende para além do uso de um recurso, aprendem processos, buscam conteúdos, reelaboram saberes e criam seus próprios conteúdos.

    ResponderExcluir